Blumenau e as enchentes de novembro/2008.

Blumenau e boa parte de Santa Catarina sofrem com as chuvas que castigam a região. Dezenas de mortos, milhares de desabrigados, rodovias e acessos interrompidos, deslizamento de encostas e casas. Segundo o governador Luiz Henrique, as cheias de novembro são o maior desastre da história de Santa Catarina.

De alguma forma, toda Blumenau sofre com a tragédia. Inclusive o dono deste blog. Vejam algumas imagens da tragédia em Blumenau.



Comerciantes tentam salvar o que podem.

Ruas intransitáveis.

Vários alagamentos.

Populares tentam manter vazão do ribeirão da velha...

...em virtude do lixo acumulado sob a ponte.

Deslizamentos de encostas.

População ilhada.

A casa de meus pais sendo tomada pelas águas.

A garagem deles no dia seguinte.

É assim mesmo. Depois que as águas baixam, começa imediatamente o trabalho de limpeza. Uma tarefa difícil que requer muito esforço físico e controle emocional. Primeiro a retirada da lama acumulada (mais ou menos 20 cm), ver o que pode ser lavado, reaproveitado, esperar secar e recolocar tudo no lugar. Como ainda não temos água nas torneiras, hoje passei o dia desmontando o que restou dessa garagem aí em cima. Tô morto de cansado.

E amanhã tem mais. Muito mais.

Fotos: Gambá.

11 comentários:

Anônimo disse...

Não sei o que dizer!!! A gente vê a tragédia como um todo mas quando é personalizada, como aqui no teu blog, não dá pra segurar as lágrimas. A vida, as lembranças, as referencias, tudo vai por água a baixo. Força, que DEUS OS PROTEJA.

Gambá disse...

Caro visitante...suas poucas palavras já nos confortam muito...lá em casa realmente as coisas estão difíceis...mas a situação de quem perdeu seus familiares é muito pior...agradeço a DEUS por poupar minha família que continua viva e unida...

abraços do Gambá

Anônimo disse...

É triste quando se vê cenas dessa envergadura, mas nós nada podemos fazer contra os desígnios da natureza, estou lhe escrevendo de Açores as Ilhas Portuguêsas em pleno Oceano Atlântico porque eu tenho uma amiga muita grande (conhecimento da net) que mora em Blumenau e faz já tempo que não tenho contatos com ela, deste modo será que poderia me informar onde posso checar a lista das mortes por essas enchentes? Sem outro assunto um abraço e que a normalidade volte depressa, obrigado se me puder ajudar. Hernâni - Açores

Gambá disse...

Caro Hernani...a lista de mortos você pode conferir neste link:

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2309081.xml

Muitos mortos ainda não foram identificados. As equipes de resgate ainda encontram dificuldades para recuperar os corpos em virtude da instabilidade do solo. Acredito que sua amiga esteja bem. Vamos confiar que sim.

Como você disse, nada podemos fazer contra os desígnios da natureza...é o que tenho repetido ao meu pai, de 73 anos. Ele tem se abatido muito, mas tento convence-lo de que conseguiremos voltar a vida normal....é só uma questão de tempo.

Se precisar mais informações sobre sua amiga, mande um email com o nome dela. Na medida do possível tentarei encontrá-la e repassarei seu email mostrando a preocupação.

Um grande abraço do Gambá.

Gambá disse...

Hernani...aqui tem uma lista mais completa...

http://www.namidia.com.br/pagina.php?menu=noticias&tipo=geral&log=true

Anônimo disse...

Oi bom dia com votos de que o sol brilhe muito para vocês e que a chuva siga outro caminho. Caro Gambá agradeço muito sua generosidade em me passar esses link's, felizmente não vejo o nome da minha amiga, também te passei o nome dela em um mail.
Mais uma vez obrigado e meus votos ardentes de que tudo mude logo rapidinho.
Um abraço de longe e obrigado
Hernani

Anônimo disse...

Nossa que triste!!! Estava procurando fotos da vila germanica.. ainda esse ano tirei lindas fotos em blumenau (sou do es)... acabei chegando ao seu blog por acaso, no post do dia 16 de Julho de 2008, onde vc fazia a comparação da epoca das enchentes em 83 e 84 e como blumenau está (estava) hoje (antes dessa nova tragedia). Estou estremamente triste pelo ocorrido, tenho conhecidos ai (floripa) que felizmente não tiveram perdas. Mas ainda assim fico muito triste e emocionada como vejo casos como o seu... Que Deus te abençoe e de força para vcs se re-estabelecerem ai. Eu sei que o povo catarinense é muito batalhador e forte. Estou torcendo pela vitoria de vcs. Grande abraço ao povo dai.

Gambá disse...

Querida Aldi...

Obrigado pelas palavras de carinho. Aos poucos vamos nos recompondo. O mais importante é que as equipes de engenharia estão restabelecendo as estradas, a eletricidade e a água potável, serviços vitais para que a vida continue.

Um grande abraço a você e ao povo querido do Espírito Santos, que também doou alimentos e roupas para nosso estado.Valeu.

Gambá de Blumenau

Anônimo disse...

Oi Gambá, tudo bem com vocês? Será que a chuva já parou? Fico torçendo para que sim e nesse final de semana vocês todos recomponham suas forças porque afinal tem sido duro lutar contra essas adversidades. Um grande abraço e votos de muita paz para o povo Catarinense.
De longe com carinho
Hernâni

Anônimo disse...

e ai gambá.. creio que voce deve ser o filho do seu Raimundo.Abraços e muita força.

Maicon Alexandre Buss
Guarda Municipal de Transito

Sou amigo orquidofilo dele.

Gambá disse...

Uma grande abraço Maicon e bom trabalho para vocês aí da GMT, eu sei que estão trabalhando sem parar. Força a todos vocês.