Números das chuvas de novembro de 2008 em Santa Catarina.

84 mortos;
54.039 pessoas fora de suas casas;
1.500.000 pessoas afetadas em todo o Estado de Santa Catarina por causa das chuvas;
1.138 pessoas resgatadas por helicópteros;
28 municípios atingidos;
09 municípios isolados;
06 estão em estado de calamidade pública;
11 metros e 52 centímetros foi a altura máxima do rio Itajaí-Açu em Blumenau;
112 mm de chuva desabaram sobre Blumenau no dia 23 de novembro. Recorde de chuva na cidade em um período de 24 horas;
160,1 mm em Florianópolis no mesmo dia. Recorde catarinense de chuvas no período de 24 horas (a média nessas duas cidades no mês é de 150 mm);
02 tubulações de gás explodidas;

Os números foram atualizados dia 26 de novembro, à uma da manhã. Os dados pode sofrer alteração a qualquer momento.

Em Blumenau e região a situação continua difícil. Cidades próximas como Luís Alves, Ilhota, Gaspar, Jaraguá do Sul, Itajaí, Rio dos Cedros, Brusque, Timbó, Pomerode, Rodeio, Joinville e tantas outras tentam se manter em pé. Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro, Biguaçu, São José, Tijucas e várias outras também estão em dificuldades.

Alguns moradores passaram por situações desesperadoras, como a comunidade do Morro do Baú, na divisa entre Blumenau e Ilhota. Alguns dos 150 sobreviventes resgatados pelos Helicópteros da FAB relatam que famílias inteiras foram soterradas pela água e lama, depois que a encosta onde ficavam suas casas desbarrancou. As equipes de resgate não citaram números, mas alguns dos resgatados acreditavam que pode haver mais de cinquenta mortos.

Na bairro Belchior, em Gaspar, também é grande o número de vítimas. A rodovia que dá acesso a cidade de Luís Alves está interditada e as equipes de resgate não conseguem chegar ao local.

Os acessos para Blumenau e região pela BR-101 estão parcialmente interrompidos. No trecho norte, em Garuva a estrada acaba de ser liberada. No sul, em palhoça, a 101 até o momento está fechada. Em Gaspar, na Br 470, Km 41, também não é possível passar.

A prioridade agora é salvar vidas. As equipes de resgate continuam trabalhando duro para encontrar os sobreviventes e colocá-los em segurança. As autoridades de governo devem agora se esforçar para recuperar estradas e rodovias, garantindo que o abastecimento de bens de consumo como combustíveis e alimentos seja normalizado, e garantir a restauração de serviços essenciais, principamente energia elétrica e fornecimento de água tratada.

Algumas pessoas tem solicitado a presença de técnicos da defesa civil para avaliar os estado de suas residências, querendo saber se ainda tem condições de habitação. Como todas as equipes de emergência estão sobrecarregadas, salvando vidas, não é possível verificar a condição dos imóveis. Quem anda desconfiado de que o lugar onde mora possa cair, deve deixar o local imediatamente e salvar seus bens mais preciosos. Sua família e a própria vida.

Separei duas cenas vistas em Blumenau.




Em casa o trabalho continua.

Não tenho muitas imagens para publicar, pois preciso continuar na limpeza. Se alguém tiver cenas aqui da região e quiser colaborar, mande para ogambadeblumenau@gmail.com que postarei as melhores.

Nenhum comentário: