Começa a matança de bebês foca no Canadá.

A cena é chocante. O caçador se aproxima de sua presa, um bebe foca com menos de três meses e com um porrete bate na nuca do animal. O filhote sem poder se defender, por que ainda não sabe nadar e é muito lento no gelo, agoniza enquanto o homem com a ajuda de um facão retira a parte mais valiosa do animal, a lanugem, pele grossa e felpuda dessa fase da infância, e isso acontece muitas vezes com o animal ainda vivo.

O governo canadense alega razões econômicas e ecológicas para o massacre, informando que a super população desses animais no Atlântico Norte, estimada em cinco milhões, estaria reduzindo o estoque de bacalhau, onde a foca é seu maior predador.
Contudo, esquece de mencionar que o aumento desordenado da indústria pesqueira na região também é responsável pela diminuição do pescado.

A União Europeia (UE) decidirá até o final deste mês, se proibirão a importação de peles de focas, o que poderia destruir a caça comercial canadense.
Tentando conter a fúria dos ecologistas, o Canadá anunciou que estabelecerá novas medidas para que a caça de focas seja menos cruel e evitar que os países europeus imponham o embargo à importação de peles desses animais. Neste ano, será permitido o abate de 270 mil focas, das quais cinco mil serão destinadas aos caçadores indígenas.

Conforme informação do Ministério da Pesca canadense, foram adotadas medidas para garantir que a caça seja realizada de “forma humana”, em conformidade com recomendações do “Grupo Independente de Trabalho de Veterinários”. As novas normas obrigarão os caçadores a cortar as artérias dos animais para assegurar que eles morram de forma rápida e reduzir, assim, seu sofrimento.
O Governo Canadense alega que 98% das mortes são sem crueldade, enquanto que organizações de direitos de defesa dos animais, como a IFAW (International Fund for Animal Welfare) estimem que 40% estariam conscientes quando despelados.

A Greenspirit e a Respect for Animals também atuam em defesa das focas.

Porque tem que ser assim?

O animal selvagem sou eu, mas a bestialidade é do Homem.

Vi no Globonews.

12 comentários:

Unknown disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog. Posts objetivos e interessantes. Engraçado, eu estou com uma família de gambás morando no meu telhado.. kk

Sobre esse post, foi feito uma petição contra essa barbárie. Pra quem quiser ajudar:

http://www.hsus.org/marine_mammals/protect_seals/seals_action/seal_watch_sign_up.html

Gambá disse...

Obrigado pelo elogio Rodrigo. Mostra que o Gambá está no caminho certo. Quanto aos meus parentes no telhado, cuide deles para mim, hehe. A petição já assinei. Abraços do Gambá.

Anônimo disse...

Olá!
Parabéns, pelo texto!
E eu poderia levar para uma das minhas comunidades no Orkut? Deixarei o link do seu Blog. Também fico revoltada com essa matança.

Saudações,

Gambá disse...

Querida Lella. Fique a vontade, mas não esqueça o Link. Beijos do Gambá prá você.
http://ogambadeblumenau.blogspot.com/

Anônimo disse...

Oi Gambá!

Grata! E eu sempre deixo os link.
Vou já postar.

Beijo grande,

Unknown disse...

Boa tarde..
Estou indiquinada com o que acabei de ler sobre está matança, e como podemos ajudar?

Gambá disse...

Cara Roberta...Se permitissem gambás em aviões, eu já estaria no Canadá exalando meu líquido fétido nos caçadores...No comentário do Rodrigo (o primeiro) há uma petição contra isso...é só colocar os dados pedidos. Eu já assinei.Beijos do Gambá

Vitor´s disse...

Oi!!
Sô um jovem do seculo XXI, e naum entendo mesmo como o ser humano, em meu de todo esse mundo de conhecimento, pode atitudes tão absurdas!É realmente chocante ver isso!! Espero logo ficar maior de idade praquê possa efetivamente agir em favor de quem real merece!!
mto Massa o blog.. Já falei demais!

Vlw!

Vitor´s disse...

Oi!!
Sô um jovem do seculo XXI, e naum entendo mesmo como o ser humano, em meu de todo esse mundo de conhecimento, pode atitudes tão absurdas!É realmente chocante ver isso!! Espero logo ficar maior de idade praquê possa efetivamente agir em favor de quem real merece!!
mto Massa o blog.. Já falei demais!

Vlw!

Gambá disse...

Caro Vitor...a sua indignação quanto essa barbaridadae já demonstra que você é um ser humano especial...abraços e volte sempre.

Unknown disse...

Ótimo texto, usei até alguns trexos para meu trabalho de Geografia.
É dificil de acreditar que esse tipo de matança ainda acontece, só acredito mesmo porque isso é noticia em vários sites, livros, jornais de tv e etc....


abraço....

Gambá disse...

Obrigado Gilberto. Realmente é uma coisa absurda. O texto é do ano passado, mas o assunto continua atual, a situação não mudou em nada. Tal como aqui, os governos prometem agir e nada fazem.
Boa sorte no trabalho de geografia e abraços.