Blumenau reage e tenta sair da lama.

A situação melhora com a diminuição das chuvas, mas a região continua em alerta. Pessoas ainda estão soterradas e mais deslizamentos podem acontecer. Equipes de engenharia trabalham para colocar ruas e rodovias em condições de trafegabilidade. Setenta e cinco por cento de Blumenau já tem energia elétrica, mas a falta de água potável e a escassez de alimentos preocupam. Os abrigos para as vítimas estão lotados e sofrem com a falta de condições para acolher a população atingida.

As equipes fazem o que podem para socorrer todos. Muitos foram ou tem parentes atingidos pela grande enxurrada. Vale lembrar o esforço deles:

Corpo de Bombeiros;
Defesa Civil;
Exército Brasileiro;
Força Aérea Brasileira;
Polícias Civis e Militar;
Guarda Municipal de Trânsito;
Voluntários civis que colaboram de alguma forma, seja disponibilizando água de poços artesianos, doando alimentos, acolhendo pessoas ou trabalhando na recuperação de residências de amigos ou mesmo desconhecidos;
Servidores públicos; do Samae (tratamento de água), Celesc (energia elétrica), Prefeitura de Blumenau (escolas, postos de saúde, obras públicas, etc), Hospitais, do Estado de Santa Catarina, Samu e outros que agora não consigo me lembrar.

É bom saber também que os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de janeiro estão colaborando enviando alimentos, roupas e medicamentos. Santa Catarina precisa de toda ajuda possível.

Veja algumas imagens para entender como foi.


A ironia é saber que a água, que tanto destruiu, agora faz falta nas torneiras.

Enchentes Blumenau novembro 2008. Fotos 1 a 4: Gamba. Fotos 5 a 7: Vieram por email.

Nenhum comentário: