Vídeo campeão mundial de acessos do Youtube é removido e CSS perde toda sua audiência.

Cópia do vídeo removido.

Nessa semana, o vídeo amador da música “Music is my hot hot sex” da banda brasileira Cansei de Ser Sexy, voltava ao ranking dos mais vistos no Youtube, aparentemente sem ter sido encontrado indícios de manipulação ou fraude pelo Google. A empresa no Brasil não soube informar o motivo da reinclusão na lista dos campeões e conforme reportagem da folha online, a unidade européia iria fazer um comunicado oficial na última segunda feira, o que até o momento não aconteceu.

Surpreendendo a todos, no mesmo dia e sem que se saiba o motivo, o usuário italiano decidiu remover seu clipe, perdendo assim toda sua audiência e o primeiro lugar no ranking mundial. O incompreensível é que o vídeo continuava em alta e subindo até atingir a marca de 114 milhões de acessos e mesmo que ele seja postado novamente, terá que começar do zero, conforme as regras de uso do Youtube.

Muitas foram as explicações dadas para a superaudiência, como o fato da música ter sido usada na campanha do Ipod ou o uso das tags "hot" e "sex", e ainda "hot sex" combinadas, que aparecem no título do link criado pelo fã italiano, são citadas como fator de localização do vídeo. As palavras são alguns dos temas mais utilizados em barras de busca de qualquer portal na procura de material erótico e sexual, porém é que, quando digitadas na barra do YouTube não levam ao clipe, pois ele aparecia somente na terceira página da busca, o que inviabiliza essa hipótese.

O Brogui.com diz que há um truque para elevar a audiência, mas segundo o Google não influencia muito nas estatísticas do site.

Ana Rezende, guitarrista da CSS, em entrevista disse que o sucesso pode ter sido fruto de um "bug" ou mesmo das "tags" mencionadas acima.

Um leitor do blog me alertou que a banda paulista faz muito sucesso lá fora, principalmente no Japão e Europa e talvez fosse o motivo de tantos acessos. Aliás, foi ela quem mais ganhou nesse rolo e certamente não tem nada a ver com isso.

Mas, as dúvidas que ficam são: Porque retiraram o vídeo quando ele estava em primeiro lugar? Será que ouve influência do Google? Houve ou não alguma manipulação.


É... Alguma coisa não cheira bem e dessa vez não sou eu.

Post da semana passada

Fucei na Folha online

Nenhum comentário: