Morre o tecladista Richard Wright, um dos fundadores do Pink Floyd.

Uma notícia lamentável para os fãs do Rock'n Roll. Morreu ontem aos 65 anos, em Londres, Inglaterra, o tecladista Richard Wright, um dos fundadores da banda de rock progressivo, Pink Floyd.

Wright apareceu no primeiro álbum do grupo, "The Piper at the Gates of Dawn", em 1967, com Syd Barrett, Roger Waters e Nick Mason. Dave Gilmour juntou-se à banda no início de 1968, após a saída de Barrett pouco tempo depois. Era o único nascido em Londres entre os integrantes do Pink Floyd, e considerado o terceiro compositor e vocalista do grupo.

Como compositor apresentava duas ou três composições por álbum, ou colaborava na estruturação de obras coletivas como "Echoes" ou "Time". "Dark Side of the Moon"(1973) representa seu auge no Pink Floyd, os teclados se equiparam a guitarra de Gilmour e cinco das dez música são suas. Já em "Wish You Were Here" (1975), onde seus teclados estão onipresentes, Wright trouxe grandes contribuições para o álbum, sobretudo na formidável "Shine on You Crazy Diamond".

Junto com Gilmour e Mason, continuou a gravar e excursionar com o Pink Floyd durante o resto da década de 80 e na década de 90, participou também do último álbum em estúdio da banda, "The Division Bell" em 1994. Em 2005, a banda foi reunificada, pela primeira vez em 24 anos, para o concerto Live 8 em Londres.

Fucei na
Wikipédia e BBCNews.

Nenhum comentário: