Avião movido a energia solar quebra recorde de permanência no ar.

Utilizando energia solar e baterias como combustível, o Zephir-6 desenvolvido pela britânica QinetiQ, estabeleceu o novo recorde de vôo de longa duração em altas altitudes para aeronaves não tripuladas, depois de ficar por 82 horas e 37 minutos sobrevoando os céus do Arizona, nos EUA.

Lançado a mão, o Zephyr-6 é um avião ultraleve fabricado em fibra de carbono, que durante o dia voa com a energia solar produzida pelos painéis de silício finos como folhas de papel e que cobrem as asas da aeronave. À noite, é alimentado por pilhas de lítio recarregadas durante o dia pela energia solar, formando um ciclo contínuo.


O vôo aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, nas duras condições do Deserto de Sonora, aonde no verão as temperaturas chegam até 45 ° C. A aeronave de 30 quilos foi comandada por controle remoto na decolagem e depois que chegou a 60.000 pés (18 quilômetros) comunicações via satélite coordenaram o piloto automático. Para complementar os testes foram adicionados uma carga útil de dois quilos.

Um diretor da empresa que realizou os testes disse que “enquanto um satélite varre parte da terra duas vezes, sendo que um delas é à noite, o Zephir poderá mapear uma imensa área infinitas vezes ao longo de apenas um dia de trabalho, e a um custo bem menor”.

O recorde só não foi oficializado porque a QinetiQ não envolveu a Federação Aeronáutica Internacional, organismo que regula os esportes aéreos e aprova as tentativas de marcar os recordes.


Apesar de ter sido uma demonstração aos militares da terra do Tio Sam que pensam em usá-lo em operações de espionagem, o projeto mostra que pode ter fins pacíficos, como apoio aos institutos de previsão do tempo ou mapeamento de regiões remotas de países subdesenvolvidos.

Fucei na FolhaOnline.

Nenhum comentário: