A nova vida de animais amputados.

Como não podem se mover ou caçar, sobreviver é quase impossível para animais amputados. Felizmente alguns tem contado com a ajuda de humanos voluntários, que usam recursos e tecnologia para readaptar esses animais feridos a uma nova vida.

Em 2002 para evitar a propagação de uma doença desconhecida, os veterinários do Aquário de Okinawa no Japão, amputaram a cauda do golfinho Fuji. Como não podia mais nadar, os engenheiros da fábrica de pneus Bridgestone trabalharam no desenvolvimento de uma prótese de borracha. Os dois primeiros modelos não funcionaram bem, mas o terceiro fabricado com material especial feito de borracha de silício, trouxe de volta a mobilidade perdida por Fuji.


Stumpy, um canguru que vive em santuário para animais em Ohio, nos Eua, ganhou uma prótese com mola que reproduz o movimento natural dos cangurus e desenvolvida por veterinários licenciados pela sociedade americana de ortopedia.


Após cinco cirurgias preparatórias, a cegonha Uzonka recebeu uma prótese de bico. O ferimento foi causado por um humano doidão, mas agora ela vive tranqüila sob a tutela do zoológico de Bucareste, na Romênia.


A elefanta Motala teve a infelicidade de pisar em uma mina terrestre na fronteira da Tailândia com a Birmânia em 1999. Os veterinários que cuidaram dos ferimentos salvaram a fêmea, mas a perna acabou ficando curta. Amigos dos elefantes da Tailândia desenvolveram uma prótese rudimentar, feita de madeira e couro. A elefanta acabou aceitando muito bem.


A águia Bela perdeu parte do bico por causa de um tiro e recebeu uma prótese feita de materiais de última geração.


Exemplos mostrando que nem tudo está perdido.

Fucei no
Mental_floss.

2 comentários:

cida borges disse...

Olá! Tenho uma gatinha que acabou de amputar uma das patas (dianteira) e está em processo de recuperação.Alguém conhece prótese de pata para gatos?

Gambá disse...

Querida Cida...Não tenho registros de alguém que faça próteses para animais, aqui no Brasil. Infelizmetne, na maioria dos casos, opta-se pelo sacrifício do animal. Sugiro procurar algum veterinário que possa improvisar algo. Ainda há também, a possibilidade da gata se adapar aos três membros restantes. Talvez seja melhor esperar e ver o que acontece. Abraços do Gambá.