Aumenta o número de blogueiros presos pelo mundo.

Blogueiros são presos por postar o que pensam.


Segundo o relatório anual Acesso Mundial à Informação (WIA, sigla em inglês), produzido pela Universidade de Washington, aumenta o número de pessoas presas em todo mundo por exporem suas idéias em um blog.

Usando o Google e o LexisNexis, o WIA descobriu que entre 2003 e 2008, sessenta e quatro pessoas foram presas e no ano passado triplicou o numero de prisões em relação ao ano anterior, sendo que mais da metade aconteceram na China, Egito e Irã.

A maioria das detenções aconteceu por denúncias de corrupção nos governos, abusos de direitos humanos ou por repressão de protestos. A pena média foi de 15 meses e a mais longa registrada foram oito anos de prisão.

O documento ainda comenta que não são apenas os governos de países do Oriente Médio ou da Ásia que adotam medidas contra a publicação de opiniões on-line, afirmando que nos últimos quatro anos também foram presos blogueiros britânicos, franceses, canadenses e americanos.

Um exemplo que ganhou atenção da imprensa internacional foi a detenção de Fouad al-Farhan, considerado o mais popular blogueiro da Arábia Saudita, preso em dezembro de 2007 "por violar as regras não relacionadas com o estado de segurança", disse Maj. Gen. Mansour al-Turki, um porta-voz da Arábia Saudita, ao Washington Post. Farhan criticou a corrupção política e apelou para a reforma.

Pela crescente popularidade e importância política dos blogs, que tendem a aumentar em tempos de "incertezas políticas", como eleições gerais ou durante grandes protestos, o WIA prevê que neste ano serão presos mais blogueiros do que no ano passado.

Só espero não ser o primeiro do Brasil.

Fucei no BBCBrasil.com.

Nenhum comentário: