19 de abril. O Dia do Índio.


Amanhã é dia do Índio e apesar do gambá fazer parte do cardápio deles, sempre terão meu respeito. O texto diz porque.


O Índio e a Natureza.

Os índios conhecem a natureza e a respeitam. Eles não esgotam suas riquezas. Não matam os animais por prazer, mas caçam e pescam apenas o suficiente para a alimentação. Tiram só o que é indispensável para a vida e a sobrevivência. Esse respeito pela natureza permite que ela se refaça e não se esgote.
Depois de utilizarem a terra por algum tempo, mudam-se para outro lugar, dando assim tempo para que as plantas nasçam e cresçam de novo e o solo se recupere. Mais tarde podem voltar a utilizar o mesmo local.
Muitos grupos têm uma aldeia que serve como base, perto da qual plantam suas roças e onde se reúnem para as grandes festas da tribo. No entanto, durante o ano saem várias vezes, em expedições de caça, pesca e coleta, que podem durar, cada uma, dois ou três meses.
Nesses períodos, percorrem seu território, aproveitando os alimentos e os materiais nele existentes e com os quais fabricam instrumentos de trabalho e defesa (como a borduna, o arco, a peneira, o cesto). Cada uma dessas expedições dirige-se para uma região diferente do território da tribo, de modo que nunca esgotam os recursos naturais.

Estou viajando no fim de semana e volto na terça. Abraços do Gambá e bom feriado a todos.

Nenhum comentário: