Hackers invadem fórum na Web e provocam ataque epilético em seus usuários.

Imagens piscando rapidamente, em cores diferentes e em alta intensidade no monitor, podem levar uma pessoa a ter ataque epilético.



Segundo informações da Epilepsy Fundation, proprietária do fórum que foi invadido, algumas pessoas sofreram ataques epiléticos, convulsões e dores de cabeça após um grupo de hackers postarem imagens que piscavam em alta intensidade. O diretor do site, Ken Lowenberg, afirmou que várias pessoas foram afetadas, mas não se sabe ao certo o número de vítimas porque supõe que muitas delas não comunicaram o fato a fundação. O site achou melhor fechar o fórum por enquanto.

O incidente está sendo considerado como o primeiro ataque de hackers a causar danos físicos em pessoas e começou no dia 22 de março, com postagem de animações no próprio fórum e depois aprimorada por meio de link em Javascript. O usuário era então direcionado para sites com imagens mais complexas e capazes de causar epilepsia em pacientes fotossensíveis ou com sensibilidade a movimentos padronizados.

Uma das afetadas no fórum, Ryanne Fultz, de 33 anos e que sofre de epilepsia, diz que clicou num post e uma janela abriu com um padrão de quadrados piscando rapidamente e reluzindo em cores diferentes. A partir daí ela ficou com o olhar preso a tela. Ryanne falou ainda que estava com o fone quando aconteceu e não conseguia se mover ou falar. Após alguns segundos, o filho de 11 anos vendo sua situação, virou a cabeça da mãe em outra direção e o processo foi interrompido.

Ataques epiléticos desse tipo podem ocorrer com crianças em jogos de videogame ou mesmo quando se está assistindo televisão. Há alguns anos, um episódio do desenho Pókemon foi retirado do ar após levar cerca de 700 crianças a hospitais do Japão por crises de convulsão.

A autoria da invasão ainda é desconhecida, mas alguns internautas acreditam que o ataque tem alguma ligação com a guerra dos hackers contra a Igreja da Cientologia, famosa por ter como Tom Cruise um de seus maiores divulgadores, mas nada é oficial.

Segundo a Epilepsy Foundation, a epilepsia é uma doença que afeta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Destas, cerca de 3% são fotossensíveis, ou seja, estão sujeitas a convulsão disparada por luzes e imagens piscantes.

Fucei no G1 e Wired News. A foto veio do filme.

Um comentário:

dedodeouro disse...

que vudido! hueaheaheua


dedodeouro.net