Justiça decide: Colarinho faz parte do chopp.

O colarinho perfeito para o chope do Gambá.

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu e publicou no Diário Eletrônico da Região Sul que: A partir de agora, o "colarinho branco" deve ser considerado parte integrante do chope.

A decisão aconteceu depois que um restaurante de Blumenau recorreu de uma multa aplicada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Para emitir a multa, o fiscal do Instituto considerou que a cobrança só poderia incidir sobre o líquido e não sobre o colarinho. O restaurante não concordou e recorreu contra a sentença de 1º grau, mas a multa foi mantida.

No julgamento no TRF-4, a 3ª Turma decidiu, por unanimidade, aceitar à apelação do restaurante. "Há um desvio na interpretação efetuada pelo fiscal do Inmetro. O chope sem colarinho não é chope", disse a desembargadora federal Maria Lúcia Luz Leiria, relatora do processo no tribunal. Ela considerou ainda que "o colarinho integra a própria bebida" e é o produto na forma de espuma, em função do processo de pressão a que é submetido.

Como de chope eu entendo, vou dar minha opinião. O colarinho faz parte do chope sim, mas um limite deve ser observado. O ideal é que a espuma seja entre 10% e 20% do tamanho do copo (conforme a preferência de cada um), mais que isso já é enganação. A espuma é essencial para manter o gás. Ela protege a bebida do contato com o oxigênio, que pode fazer o chope amargar, e ainda ajuda a manter a temperatura do chope estável.

Agora...o melhor mesmo, é beber logo. Ein Prosit.

Nenhum comentário: