Lixo espacial.

Lixo espacial: Cuidado com a cabeça.

Cada um dos pontos brancos na imagem acima é um pedaço de lixo na órbita terrestre que a NASA (agência espacial americana) está monitorando. A Revista ScienceNews publicou uma matéria sobre "o maior ferro velho no sistema solar", explicando porque o lixo é monitorado e como pode ser extremamente perigoso.

Existem alguns objetos inusitados flutuando na baixa órbita terrestre (a cerca de dois mil quilômetros da terra), como por exemplo, uma câmera fotográfica perdida por um astronauta em dezembro de 2006. Outros astronautas também perderam ferramentas. Em 1965, o astronauta Ed White perdeu uma luva sobressalente. A maior parte do lixo, no entanto, vem de grandes satélites e foguetes que quebraram ou foram desativados.

Juntas, toda essa tralha espacial pesa cerca de cerca de 05 milhões de quilos, o equivalente ao peso de mais ou menos 3.000 carros. A maior peça registrada é a parte de um foguete e tem o tamanho de uma Kombi. A menor tem o tamanho da unha do dedo mínimo.

Lixo espacial voltando a Terra, por causa da velocidade, pode ser muito perigoso. A maioria das peças voa através do espaço em velocidades 20 vezes maiores que a do som na Terra. Com essa rapidez, mesmo as mais pequenas significam grandes problemas para o ônibus espacial ou para a ISS (estação espacial internacional). Um minúsculo grão de areia, em órbita ao redor da Terra, pode ter tanta energia como uma bola de boliche lançada a 800 quilômetros por hora.

Fucei no BoingBoing.

Nenhum comentário: