Elefante asiático viciado em heroína conclui tratamento de reabilitação na China.

Xiguang foi viciado em heroína por traficantes.

Após três anos de tratamento, o elefante "Xiguang" (Grande Irmão) conseguiu se recuperar de sua dependência química em heroína e agora vai viver tranqüilamente no Parque de Preservação de Vida Selvagem de Kunming, na província de Yunnan, China.

O elefante de quatro anos foi capturado por traficantes chineses em 2005 e ficou viciado em heroína depois de ser alimentado com bananas recheadas com a droga.

Uma operação policial prendeu os bandidos e libertou Xiguang alguns meses mais tarde, onde foi diagnosticado que o elefante estava sofrendo de crises de abstinência com alucinações e vômitos. As autoridades chinesas decidiram então envia-lo a um centro de proteção de animais selvagens em Hainan para a reabilitação.

Depois de um ano de injeções diárias de metadona, droga usada para combater o vício, em doses cinco vezes maiores que as usadas em humanos, e mais dois anos de observação, Xiguang conseguiu livrar-se da dependência e está completamente recuperado.

O elefante asiático é uma espécie em extinção e a WWF estima que existam apenas cerca de 32.800 desses animais vivendo em ambiente selvagem, diferente dos traficantes que se reproduzem sem controle e são considerados uma praga.

Fucei na
FolhaOnline.

Nenhum comentário: