Brasil quer construir 50 usinas nucleares em 50 anos.

Brasil: 50 usinas em 50 anos.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou esta semana a intenção do governo brasileiro em construir 50 usinas nucleares nos próximos 50 anos. Segundo Lobão, seriam reatores um pouco menores do que Angra 3, que devem fornecer 1.350 MW de energia e cujo licenciamento prévio foi anunciado no final de julho pelo Ibama.

Rebeca Lerer, coordenadora da campanha de energia do Greenpeace, disse que: "O ministro teve um delírio nuclear e esqueceu de avisar aos demais setores da sociedade brasileira. O governo não conseguiu sequer tirar Angra 3 do papel e está falando em construir mais 50 usinas. Isso sem contar que o próprio ministro assumiu que não há solução definitiva para o problema do lixo nuclear. Parece até piada de mau gosto", ironizou a coordenadora.

A declaração sobre as 50 novas usinas nucleares aconteceu na mesma semana em que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou um relatório apontando que o Brasil e outros países da América Latina e do Caribe poderiam reduzir em 10% seu consumo de energia até 2018, se adotassem medidas de eficiência energética, como sistemas de iluminação ou equipamentos energeticamente eficientes.

"Fica cada vez mais claro que o governo brasileiro está realmente no caminho errado no que se refere a garantir energia limpa e segura para o país. O interesse por trás do programa nuclear brasileiro não é a segurança energética do país. Se fosse, o governo deveria investir em eficiência energética e outras fontes renováveis, e não em energia nuclear," finalizou Rebeca.


Realmente parece até brincadeira.

Fucei no Greenpeace Brasil.

Nenhum comentário: