Cachorro morde e vai a julgamento na Índia.

A polícia do estado de Bihar, na Índia, pediu a justiça local que puna severamente o cão Chhotou (Foto: Dilip Raj), por supostamente atacar e morder os vizinhos, embora sua dona afirme que foram somente ladrões.

O cachorro, que é reincidente, já havia sido condenado a morte em 2003, mas ativistas pelos direitos dos animais conseguiram reverter a sentença dada pelo tribunal.

Chhotu compareceu em uma sala de audiências lotada na quinta-feira passada e aparentava ter um bom comportamento. "A corte foi obrigada a emitir uma convocação ao cachorro uma vez que a polícia entendeu que ele é uma ameaça à paz, e que podia criar um problema à lei e à ordem", disse uma autoridade local. "Apesar da presença de tantas pessoas na sala de audiências, ele não mordeu e nem latiu para ninguém", alegou o advogado da proprietária do animal.

O cão de 7 anos foi salvo da rua pela mãe de Rajkumari Devi, Janaki. A dona original morreu há seis meses, e desde então é Rajkumari quem se responsabiliza pelo animal. Os dois dividem a mesma casa de um quarto. "Chhotu é meu único protetor, eu o criei como se fosse meu próprio filho", disse Rajkumari. Ela insiste que o cão só atacou ladrões que tentaram invadir sua casa.
Seu advogado acusa os vizinhos de levantar falso contra o cão para tentar se livrar dele. "Eles querem roubar os papéis da terra, que é a razão por que tentaram invadir a casa durante a noite. Mas tiveram de desistir após serem mordidos por Chhotu."

O juiz marcou uma nova data para que as partes tentem chegar a um acordo.


O cão até agora não entendeu nada.

Fucei na BBCNews.

Nenhum comentário: