Boeing anuncia desenvolvimento de novo dirigível em parceria com empresa canadense.

JHL-40, a volta do dirigível.

A fabricante de aviões Boeing e a canadense SkyHook International Inc., anunciaram neste mês um acordo para desenvolver em cooperação, o JHL-40, um novo modelo de dirigível de asas rotativas destinado a transporte de equipamentos e materiais em regiões remotas.

Inflado com gás hélio, SkyHook JHL-40 será capaz de levantar uma carga de 40 toneladas, transportando-a por até 200 milhas sem reabastecimento, em ambientes agressivos como o Ártico canadense e Alasca. Atualmente, métodos convencionais de transporte terrestre e fluviais nessas regiões subdesenvolvidas são insuficientes, pouco confiáveis e extremamente caros.

"Existe uma clara necessidade de desenvolver esta tecnologia. A lista de clientes à espera pelos serviços do SkyHook é extensa e eles apóiam o desenvolvimento do JHL-40. As empresas têm sugerido esta nova tecnologia que lhes permitirá modificar sua estratégia operacional atual e começar a trabalhar mais cedo em projetos desenvolvidos para iniciar daqui 15 ou 20 anos”, disse Pete Jess, Presidente da SkyHook.

A intenção inicial da Boeing é fabricar dois modelos e o novo avião deverá entrar em operação comercial logo que seja certificado pelas administrações de transportes aéreos do Canadá e EUA.

Segundo os fabricantes, o JHL-40 é ambientalmente aceitável, uma vez que atenua o impacto da construção de novas estradas em zonas remotas, reduzindo os danos ambientais que esse tipo de indústria provoca.

Fucei no
Engadget.

Nenhum comentário: