Como pegar um gambá.

"Não adianta nem argumentar porque não vou me mudar daqui."

Depois de pesquisar no Google, alguns internautas acessaram o blog querendo saber como capturar um gambá. Imagino que um dos meus parentes deve estar aborrecendo a vida de alguém por aí.

O gambá, depois dos ratos, é o mamífero mais bem adaptado aos centros urbanos. Como é esperto, já aprendeu que no lixo encontra alimento de qualidade e suficiente para não ter que correr atrás de insetos ou ficar pendurado em árvores procurando suas frutas preferidas.
Mas, esse comportamento tem incomodado os humanos, que não querem ver seu lixo revirado e nem dividir o lar com o marsupial esquisito.
Por causa disso e por desconhecer os hábitos do gambá, as pessoas tem buscado alternativas desastrosas para acabar com o problema, usando veneno para ratos, pauladas e outros métodos ainda mais cruéis.
Para evitar que o simpático animal sofra agressões dessa natureza, ligue para as autoridades ambientais e peça ajuda. Se começarem com o jogo do empurra-empurra, tente então a minha sugestão.

"Armadilha de gaiola: boa para o gambá e segura para o Homem."

Uma solução eficiente e segura para os dois lados é construir uma armadilha de gaiola (foto), utilizando madeira, pregos e tela de arame, comprados com facilidade em qualquer loja do ramo.
A estrutura é simples. Dentro da gaiola preso ao arame há um pedaço de carne, o animal incentivado pelo cheiro do petisco entra e começa a comer, aciona o mecanismo que solta a trava da porta, e então a gravidade faz o resto. É só armar perto do lixo ou lugar que deixou rastros.
Eu mesmo já perdi as contas de quantas vezes caí nessa da foto.
As medidas são: 50 cm de comprimento, 30 cm de largura e 30 cm de altura.

Veja aqui mais imagens da gaiola.


E o mais importante. Já que pegou o gambá, o que fazer agora?

Cubra a caixa com uma toalha, leve imediatamente para alguma área de mata atlântica ou nativa de sua região e solte nosso amigo para que possa ir cuidar de sua vida, em seu ambiente natural. Lembre-se que manter animal selvagem em cativeiro sem autorização, é crime ambiental.
Não deixe que fique muito tempo na armadilha, mas se for preciso, alimente-o com frutas e coloque água.
Não maltrate, não assuste, não balance e nem bata na caixa, não faça nada que o deixe estressado.
Se estiver acuado pode ser perigoso e sua mordida possui risco de causar infecção.

Veja como fazer:


O melhor para todos é manter tudo como está, mas se não der, faça do jeito certo.

Obrigado pela visita e aproveitem para conhecer o Blog do Gambá de Blumenau.

209 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 209 de 209
Beatriz disse...

É possível que um gambá tenha medo de altura?
Hoje cedo fui surpreendida por um lindinho pendurado no tronco de um coqueiro.
Vi que não estava ferido e que não havia nenhum predador por perto que pudesse ter encurralado ele. Parecia observar a altitude e ficar indeciso. Conclui que estava com medo de descer e coloquei uma treliça para apoio. Imediatamente ele desceu e se embrenhou no matagal.

(como faço para mandar fotos?)

Anônimo disse...

Ao invés de colocar carne, coloca casca de abacaxi.

Unknown disse...

em tão você alimente todos eles,pós se comer minhas galinhas e eu pega soltou pra meus cães pegar .

Unknown disse...

quem paga minhas galinhas à onde.

Unknown disse...

o dá espingarda de socar.

Ryad Jacarandá disse...

Matei um agora . Tiro na cabeça

Anônimo disse...

Tem 3 dias que a armadilha está lá em com frutas e ele não entra
Me

Elena Antonio disse...

Este é um testemunho que direi a todos para ouvir. Estou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim e meu marido me deixou e os filhos e temos sofrido por 2 anos até que eu quis dizer um posto onde este homem Dr.Wealthy ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu amor Marido para casa e acredite em mim eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrou na casa e eis que era meu marido e ele veio até mim e as crianças e é por isso que estou feliz em fazer com que todos vocês em questões semelhantes se encontrem com este homem e tenham seu amante de volta a você email: wealthylovespell@gmail.com ou você também pode contatá-lo ou whatsapp nele neste +2348105150446

titahmariah disse...

Descobri que tem gamba no forro da casa velha e de madeira onde moro. Hoje deixei um bolo em cima da mesa e deixei a porta da cozinha aberta. Dei um cochilo e descobri que o gamba entrou subiu na mesa e comeu parte do bolo. Joguei o bolo fora e agora nao sei o que faco...

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 209 de 209   Recentes› Mais recentes»