Ciclone extra tropical deve atingir Sul do Brasil neste sábado.

Furacão Catarina, março de 2004.

A Marinha já lançou o alerta e desaconselhou qualquer navegação em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul por causa do ciclone extra tropical que deve chegar neste sábado. São esperados ventos de até 120 km/h e o mar agitado deve ocasionar ondas de cinco metros.
Às seis da tarde dessa sexta feira, ventos de 80 km/h atingiram a ilha do Arvoredo e a cidade de Governador Celso Ramos.
Ciclones extra tropicais se formam devido a um sistema de baixa pressão vindo do oceano e acontecem com freqüência no sul do Brasil.

A defesa civil está em alerta e o receio dos catarinenses é que o ciclone acabe virando um furacão como o Catarina (foto), que em março de 2004 atingiu o estado com ventos de 150 km/h. As autoridades dizem que isso não é possível porque a situação atual não favorece a repetição do fenômeno.

A tendência ainda é que o mau tempo chegue também às outras regiões e grandes centros como Rio e São Paulo e o frio deve chegar com força. As prefeituras devem ficar atentas socorrendo a população de baixa renda com doação de agasalhos, alimentos e lonas, principalmente os moradores de rua.

O clima do planeta está mudando. Talvez humanos e gambás tenham que se ajustar a novos tempos.

Fucei no ClicRBS.

Nenhum comentário: