Após pedido de prisão por maus-tratos contra animais, casal foge pela Austrália com mais de 100 cães em trailer.

Cachorro resgatado na propriedade dos Highams.

Depois que a justiça australiana emitiu o mandado de prisão por crueldade contra animais, o casal Joseph e Margareth Higham resolveu fugir pelo país com mais de 100 cães em seu trailer.
A RSPCA, organização defensora dos direitos dos animais apresentou mais de duzentas acusações de maus-tratos no tribunal de Adelaide e em dois anos conseguiu resgatar mais de 120 cães, a maioria com desnutrição grave, doenças parasitárias, ulcerações nos olhos, feridas abertas e outras doenças, incluindo pulgas e vermes.
Uma testemunha disse que um dos cães estava tão doente que não era nem possível a identificar a raça, pois a sarna havia feito cair todo o pêlo e a pele ficado preta.
A RSPCA teme agora pelo destino dos cães que continuam com os Highams.
"Infelizmente, acreditamos que eles estão com mais de cem nesse momento. Estamos naturalmente preocupados, especialmente se levarmos em conta que até agora não foram encontrados e que os animais podem ter um destino cruel", afirmou a porta-voz.
A representante da Ong acredita que o casal sofra de Animal Hoarding. "Assim como pessoas acumulam coisas em sua garagem, eles acumulam cães", disse ela.
A polícia continua a procura pelo trailer com os pobres animais.


Animal Hoarding é uma doença tratada pela psiquiatria como transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e que se caracteriza pelo acumulo ou retenção de animais, sem lhes dar a garantia de cobertura das necessidades básicas (comida, cuidados de saúde e de higiene).
O Dr. Gary Patronek, veterinário americano, diretor do Centro para Animais e Políticas Públicas da Universidade de Tufts realizou uma pesquisa e descobriu que:

  • 76% dos doentes são mulheres;
  • 46% têm 60 anos ou mais;
  • A maioria é de solteiros e mais da metade vive sozinho;
  • Em 69% dos casos, fezes e urina de animais estavam acumuladas nas áreas sociais da casa;
  • Em mais de 25% dos casos, a cama do acumulador estava suja com fezes e urina;
  • Animais doentes ou mortos foram descobertos em 80% dos casos relatados, ainda que em 60% dos casos os acumuladores não reconhecessem o problema.

Embora não existam estatísticas confiáveis, foram relatados casos onde envolveram mais de mil cães, gatos e outras espécies. Nos Estados Unidos a situação é preocupante em termos de saúde pública.

Eu hein. Gente doida.

Fucei no Timesonline.

Nenhum comentário: