O Aquecimento Global pode esquentar sua cerveja.


Aquecimento global diminui área de plantio da cevada.


O cientista Jim Salinger, do Instituto Nacional da Água e Pesquisas Atmosféricas da Nova Zelândia, disse que a diminuição do plantio de cevada, matéria prima utilizada na fermentação da cerveja, deverá aumentar o preço da bebida nas próximas décadas ou até mesmo causar a falta dela.

Podendo acontecer efeitos similares no mundo inteiro, o pesquisador comentou apenas sobre Austrália e Nova Zelândia, afirmando que o aquecimento global nas regiões secas desses paises vai fazer com que recebam menos chuvas nos próximos anos, provocando o declínio da cultura.

"Significa que haverá pubs sem cerveja ou o custo de produção irá aumentar. Isso vai se transformar num desafio às indústrias do setor que não terão alternativas, senão procurar novas fórmulas para a fabricação da bebida”, afirmou o pesquisador.

Apesar de não ser um fato relacionado ao Brasil, vai respingar no chope daqui, pois 70% da cevada usada pelas cervejarias nacionais é produto de importação e a pressão por bio-combustíveis irá diminuir o que é plantado aqui.

O assunto é a cevada, mas uma situação parecida acontece com o trigo, cultura semelhante que tem aumentado o preço do pão ou de outros produtos derivados.

Bons motivos para proteger o planeta.

A dica foi do AcordaBlumenau que viu no G1.

Nenhum comentário: