Animais também sofrem com as enchentes em Santa Catarina.

Em Blumenau os animais domésticos e selvagens também sofrem com os efeitos da enchente de novembro. Não existem dados oficiais, mas a APRABLU (Associação Protetora de Animais de Blumenau) informou em seu site que: "Só na cidade de Blumenau mais de 25 mil famílias estavam distribuídas por 60 abrigos, então podemos imaginar o número de animais que foram deixados para trás".

Como grande parte dos deslizamentos ocorreu na área rural, cães, gatos, galinhas, bois, vacas, porcos e outros animais também foram soterrados. Aqueles que ainda estão vivos padecem de fome, pois é impossível voltar para alimentá-los por causa das estradas interrompidas. Em Itajaí, cerca de duas mil cabeças de gado se afogaram nos pastos alagados.

Apesar disso tudo, uma vítima que permanecia isolada na comunidade do Alto do Baú, somente aceitou ir embora com as equipes de resgate se elas concordassem em levar os seus cinco cachorros de estimação no helicóptero. O comandante da operação, major Arthur, disse que quando chegaram ao lugar marcado, foram surpreendidos pelo pedido do morador. "Ele estava aguardando o resgate em um campo de futebol e disse chorando que só sairia dali se os cães fossem com ele no helicóptero. Ele chegou a providenciar uma gaiola, que não coube dentro da aeronave. Tivemos que trazer os cães dentro do porta-malas. Agora já estão salvos e passam bem", relatou o comandante ao repórter do portal Terra.

Se quiser ajudar os animais em perigo por causa das cheias de Santa Catarina, acesse os links abaixo e veja como.

APRABLU - Associação Protetora de Animais de Blumenau

Mãe de Cachorro

WSPA Brasil

Instituto Ambiental Ecosul

Conheça alguns animais refugiados nas enchentes de novembro em Blumenau.


Perdido em Blumenau.

Um carinho já conforta.

Sujo e Molhado. Noite difícil.

Lagarto procura outro lugar para se esconder.

Araquã parece querer ajudar.



Todos os animais acima passam bem.

Lembrem-se. Para muitas famílias, rever um animal que se achava perdido ou morto será um grande alento, principalmente para as crianças.

Fotos: Gambá.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal isso aí !!!!!!! PARABÈNS !

Gambá disse...

Obrigado anonimo.

Unknown disse...

parabens pela atitude...estou a procura de um boxer trigrado da minha irma..ela mora na fortaleza..obrigado

Anônimo disse...

Voses tao a fazer uma coisa muito bonita..... dovos os meus parabens.